Agência Panafricana de Notícias

CAF deplora morte de criança na explosão de mina em campo de futebol na Somália

Nairobi, Quénia (PANA) - O presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Issa Hayatou, exprimiu a sua consternação pela morte, no início desta semana, duma criança vítima da explosão duma mina num campo de futebol na Somália.

"É triste saber da morte duma criança que saiu para satisfazer a sua paixão", declarou Hayatou num comunicado transmitido quarta-feira à imprensa em Nairobi, capital queniana.

Segundo ele, trata-se de um evento particularmente triste porque ocorre depois de a CAF receber, nos últimos meses ,"informações muito positivas sobre alguns programas de desenvolvimento que criaram esperanças sobre a evolução do futebol somalí".

O Conselho das Federações da África Oriental e Central (CECAFA) e a Federação Somalí de Futebol confirmaram a morte duma criança somalí enquanto jogava futebol em Balanbale, perto da fronteira entre a Somália e a Etiópia.

As crianças jogavam num campo de futebol a céu aberto quando a explosão ocorreu.

Segundo a CAF, a criança, com idade compreendida entre sete e 10 anos, morreu imediatamente. Duas outras crianças ficaram feridas e foram transportadas rapidamente para Galkayo para tratamentos médicos num estado grave.

"Em meu nome, no do Comité Executivo da CAF e da família do futebol africano, endereço as nossas condolências à CECAFA, à Federação Somalí de Futebol e à família do jovem desaparecido", disse Hayatou.

A CECAFA endereçou igualmente uma mensagem de condolências à Federação Somáli de Futebol.

-0- PANA DJ/SEG/NFB/IS/SOC/MAR/IZ 29maio2014