Dakar, Senegal (PANA) – A Confederação Africana de Futebol (CAF) assinou um acordo de sede quarta-feira, no Cairo, com o Governo egípcio.
O ato foi celebrado pelo presidente da CAF, o Malgaxe Ahmad Ahmad, e pelo ministro egípcio da Juventude e Desportos, Ashraf Sobhy, na presença do primeiro-ministro egípcio, Mostafa Madbouly.
A instância dirigente do futebol africano vai “beneficiar de várias vantagens, imunidades e privilégios similares aos concedidos aos membros das organizações internacionais e missões diplomáticas”, segundo um comunicado divulgado por na ocasião.
Este acordo válido para 10 anos automaticamente renováveis deveria permitir à CAF continuar os seus esforços e facilitar a sua missão de desenvolvimento e de promoção do futebol africano, refere o documento.
Com este documento, prossegue a nota, o Governo egípcio reconhece a personalidade jurídica internacional da Confederação Africana de Futebol, enquanto organização não governamental internacional.
Em julho passado, à margem do CAN de futebol disputado no Egito, o Presidente Ahmad protestou durante a 41ª Assembleia Geral da CAF que esta última não tivesse ainda “estatuto jurídico” no país dos Faráos.
-0- PANA BKN/IS/MAR/IZ 12fev2020