CAF altera data de qualificação africana para Mundial de Futebol
Praia, Cabo Verde (PANA) - A Confederação Africana de Futebol (CAF) decidiu um novo adiamento dos jogos de qualificação das seleções africanas para o Mundial de 2022, no Qatar, devido à covid-19.
Com este adiamento, as partidas de apuramento africano para o Mundial do Qatar serão agora disputadas, entre setembro deste ano e março de 2022, em vez de junho de 2021, como anteriormente programado.
O Comité de Emergência da CAF diz ter decidido, em consulta com a FIFA, adiar os jogos, após levar em consideração os desafios atuais da pandemia da covid-19.
A CAF sublinha que o adiamento tem como propósito garantir as melhores condições na prova para todas as equipas participantes.
Os jogos ocorrerão em quatro janelas de competição, com duas partidas em cada.
A previsão é de que o primeiro período seja no mês de setembro, depois em outubro, novembro e por último em março de 2022.
Após a fase de grupos, haverá uma nova ronda onde as 10 seleções africanas apuradas disputam, numa eliminatória, as cinco vagas do continente para o Mundial de futebol.
A mesma fonte garante que está “reavaliando os seus protocolos e processos para aprimorar a implementação de protocolos relacionados com a covid-19”.
Esses protocolos incluem o “foco específico em testes pré-jogo que foram a fonte de alguns desafios em janelas anteriores”.
De acordo com a CAF, detalhes completos sobre o cronograma de jogo atualizado serão fornecidos no momento oportuno.
Cabo Verde integra o Grupo C com a Nigéria, a República Centro-Africana e a Libéria.
O Mundial de Futebol FIFA 2022 disputa-se, no Qatar, de 21 de novembro a 18 de dezembro de 2022.
-0- PANA CS/IS 07maio2021