CAF adia josgos de CAN "Camarões 2021"
Dakar, Senegal (PANA) – O Campeonato Africano das Nações (CAN) de futebol "Camarões 2021” foi adiado, contrariamente ao prazo de 11 de junho a 9 de julho do mesmo ano), inicialmente previsto, segundo o presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), o Malgaxe Ahmad Ahmad.
Numa declaração à Inideworldfootball, a partir de esde Doha, no Quatar, Ahmad declarou que "não é possível, devido a condições climáticas nos Camarões, organizar-se o Campeonato Africano das Nações em junho/julho. Obviamente, devemos contudo tomar uma decisão sobre a data”.
Afirmou que a mudança de calendário, que levou a CAF a organizar o último CAN “Egito 2019” em junho e julho últimos, só foi daquela edição.
"Pois, realmente, achamos por bem regressarmos ao Inverno (janeiro-fevereiro), na medida em que será o único período disponível, devido a datas da FIFA (Federação Internacional de Futebol) em que se vão disputar as qualificações para o Mundial “Qatar 2022”, indicou.
Segundo o presidente da CAF, esta mudança de datas "é ditada por diferentes condições climáticas do continente.”
Lembrou que, durante o simpósio da CAF em 2017 em Marrocos, esta flexibilidade nas datas de organizações da maior competição desportiva em África, foi realmente evocada.
Contudo, para vários observadores, cabe antes à FIFA programar a nova versão do Mundial dos clubes no Verão, sensivelmente nas mesmas datas que o CAN “Camarões 2021”, a partir de 2021 que está na base deste regresso à zona da CAF.
A decisão oficial será tomada durante a próxima reunião do comité executivo da instância dirigente do futebol africano.
-0- PANA BKN/BEH/MAR/DD 25dez2019