Agência Panafricana de Notícias

Burundi tem novo sindicato livre dos jornalistas

Bujumbura- Burundi (PANA)-- Os profissionais da imprensa burundesa decidiram sábado dissolver a Associação Burundesa dos Jornalistas para criar um sindicato nacional livre e independente dos jornalistas profissionais e assmilados, denominado "União Burundesa dos Jornalistas (UBJ)", soube a PANA de fonte próxima da corporação.
Os estatutos da UBJ foram adoptados no mesmo dia durante uma assembleia geral constitutiva em que participaram cerca de 200 jornalistas dos sectores público e privado no recinto do Centro de Imprensa do Burundi.
O encontro culminou, por outro lado, na instalação dos órgãos dirigentes da UBJ tais como Assembleia Geral, Comité Executivo, Comité de Controlo e Comissões Técnicas para Ética e Deontologia, Informação e Formação, Questões Socioprofissionais e Disciplina, Género e Ambiente ou ainda Prevenção e Luta contra HIV/Sida.
A UBJ tem por objectivos principais "proteger e reforçar os direitos e as liberdades dos jornalistas profissionais e assimilados, tanto da imprensa pública como da privada.
Ela pretende igualmente encorajar a imprensa a defender a liberdade dos órgãos de comunicação e a Justiça social, a independência do jornalismo, especialmente através das actividades de controlo das violações dos direitos dos jornalistas.