Bujumbura, Burundi (PANA) – A Federação de Futebol do Burundi (FFB) anunciou finalmente esta terça-feira a cessação, até nova ordem, de todas as competições desportivas devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19), cedendo assim às solicitações dos atores políticos que necessitam dos estádios e campos para pleitos eleitorais.
A decisão da Federação de Futebol do Burundi explica-se pela tomada de posição forte do chefe da FIFA, Gianni Infantino, em relação às ameaças da covid-19 nos estádios de competição e pelos avisos dos comentadores desportivos, em Bujumbura.
"Nenhum jogo, nenhuma competição, nenhum campeonato mecere que se sacrifique uma vida e, onde quer que estejam, isto deve estar perfeitamente claro no vosso espírito”, sublinhou Infantino numa mensagem vídeo às associações membros retomada pela imprensa internacional.
A FFB disse-se satisfeita, tendo em conta os jogos a disputar antes do fim do campeonato nacional de futebol, das duas divisões, a 30 de maio próximo.
A decisão da FFB surge numa altura em que o campeonato da Primeira Divisão estava na sua 27ª jornada, ou seja, a três jornadas do seu fim.
A outra competição essencial, a Taça de Futebol do Presidente da República do Burundi, está na fase das meias-finais.
-0- PANA FB/JSG/SOC/MAR/IZ 15abril2020