Agência Panafricana de Notícias

Burundi saúda introdução de francês entre línguas de trabalho da EAC

Bujumbura, Burundi (PANA) - O Presidente burundês, Pierre Nkurunziza, exprimiu a sua satisfação, domingo, depois de a cimeira dos chefes de Estado e de Governo da Comunidade da África Oriental (EAC) ter adotado, Kampala, no Uganda, o francês como a terceira língua de trabalho desta organização sub-regional de comércio.

O inglês e o swahili eram até agora as únicas línguas de trabalho no seio da Comunidade da África Oriental cuja maioria dos países-membros são anglófonos.

O francês é no entanto a língua oficial mais falada dos Burundeses que não estavam, por isso, à vontade para se comunicarem com os anglófonos e swahilófonos quenianos, ugandeses, tanzanianos e rwandeses em reuniões e noutras cimeiras oficiais da EAC.

O Presidente Nkurunziza declarou que foram necessária negociações durante a cimeira para que o francês fosse aceite, além do inglês e do swahili, como uma outra língua de trabalho.

O chefe de Estado burundês saudou igualmente a assinatura com os seus pares da EAC dum protocolo relativo à união monetária que deve entrar em vigor em 2024 com o lançamento de uma moeda única e comum aos cinco países-membros.

A presidência rotativa da EAC, para o exercício 2014, foi confiada ao chefe de Estado do Quénia Uhuru Kenyatta, para substituir o seu homólogo ugandês, Yoweri Kaguta Museveni.

-0- PANA FB/TB/IBA/MAR/DD 02dez2013