Agência Panafricana de Notícias

Burundi regista taxa de amamentação materna exclusiva de 69 porcento em 2010, diz UNICEF

Bujumbura, Burundi (PANA) - O Burundi registou em 2010 uma taxa de amamentação materna exclusiva de 69 porcento para crianças de menos de seis meses, indica o escritório local do Fundos das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), num comunicado publicado esta quarta-feira.

Segundo a nota, esta constação baseou-se nos resultados preliminares dum recente inquérito demográfico de saúde efetuado no Burundi.

Apesar destes progressos, ainda resta muito por fazer no domínio da comunicação no sentido da mudança de comportamento para melhorar as práticas de alimentação da criança, principalmente as de tenra idade, lê-se no documento.

A taxa de desnutrição crónica das crianças no Burundi é uma das mais elevadas da região, ou seja 58 porcento, segundo o comunicado publicado nas vésperas da celebração da Semana de Amamentação Materna com início agendado para 07 de outubro neste país dos Grandes Lagos.

No Burundi, as práticas inadequadas de alimentação e de higiene estão ligadas aos meios económicos muito limitados dos lares, explica o UNICEF.

No quadro da Semana de Amamentação Materna, várias atividades serão realizadas, nomeadamente programas mediatizados no local para informar e sensibilizar o público aos benefícios do leite materno considerado por peritos como "um verdadeiro tesouro nos planos nutricional, biológico, imunológico e psicológico ».

-0- PANA FB/JSG/DIM/DD 05outubro2011