Burundi regista inflação de 10,7 por cento
Bujumbura, Burundi (PANA) - No ano que terminou em abril de 2022, a inflação global anual situou-se em 10,7 por cento, com 9,9 por cento em maio último, o que se explica, em grande parte, pelos aumentos dos preços dos produtos alimentares (12,8 por cento ) e transportes (4,6 pc), anunciou o Instituto de Estatística e Estudos Económicos do Burundi (ISTEEBU).
Com base num inquérito sobre o Índice de Preços no Consumidor Doméstico (IPC).
Esta inflação alargou-se a bebidas alcoólicas e tabaco (+12,7 por cento), vestuário e calçado (+6,8 por cento), habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis (+9,4 por cento), mobiliário, equipamento doméstico e manutenção quotidiana (+11,7 pc) e saúde (+36,1 por cento).
O período investigado foi novamente caracterizado pela inflação em serviços, como telecomunicações (4,5 por cento), lazer e cultura (0,3 por cento), o ensino, a educação (6,1 por cento), hotéis, cafés, restaurantes (4,8 por cento) e outros bens e serviços (5,3 por cento).
Em termos homólogos, o Índice Global de Preços ao Consumidor registou um aumento de 16,1 por cento no mês de abril, contra um aumento de 12,8 por cento no mês anterior.
A cesta básica pesquisada pelo ISTEEBU inclui mais de 770 variedades oferecidas por diferentes pontos de venda, como mercados, supermercados, lojas, prestadores de serviços públicos e privados.
-0- PANA FB/JSG/MAR/DD 07junho2022