Burundi regista apenas um caso de coronavírus
Bujumbura, Burundi (PANA) - O Burundi registou, domingo, apenas um caso confirmado de coronavírus (covid-19) das duas mil 254 amostras testadas entre 14 e 20 de setembro corrente, soube a PANA nesta segunda-feira, junto do Ministério da Saúde Pública e Luta contra o VIH/Sida.
O caso positivo foi detetado num grupo de Burundeses regressados do exílio na Tanzânia.
O número de casos importadas aumenta assim de 31 para 32 no Burundi, de acordo com a mesma fonte.
No país, decorre, desde 6 de julho último, uma campanha massiva de rastreio gratuito por um período de três meses.
O Ministério da Saúde informa que já foram efetuados 31 mil 523 testes de coronavírus durante esta campanha, de que resultaram 282 casos positivos e zero morte.
Os primeiros casos comunicados oficialmente datam do final de março último, e dizem respeito a dois Burundeses que tinham estado no Rwanda e nos Emirados Árabes Unidos.
O acumulado de casos antes e durante esta campanha é de 473, dos quais 462 recuperações, uma morte e 10 atualmente sob a vigilância médica.
Outros números oficiais indicam que 25 dos 47 distritos de saúde do Burundi (53,19 por cento) registaram pelo menos um caso confirmado do vírus, repartidos por 77,78 por cento das 18 províncias do país.
As três províncias do Burundi ainda isentas do vírus são Bururi (sul), Mwaro e Muramya (centro), situadas em altas montanhas com um clima físico reputado ameno.
No Burundi, a taxa de positividade global estima-se em 1,87 por cento, a de letalidade ou risco de morrer do vírus em 0,22 por cento e a de cura em 81,37 por cento, segundo a mesma fonte.
Além disso, 35 profissionais de saúde testaram positivos, representando 7,76 por cento do total de casos, sem mortes, no último relatório sobre a resposta à pandemia de coronavírus, publicado a 3 de setembro corrente.
-0- PANA FB/JSG/DIM/DD 21setembro2020