Bujumbura, Burundi (PANA) - O Burundi registou, nos últimos três dias, 65 novos casos positivos confirmados de coronavírus (covid-19), 31 outros comunitários e 34 importados, anunciou o Ministério burundês da Saúde.
Num comunicado sobre a situação epidemiológico, publicado nesta terca-feira, o Ministério indicou que o país tem atualmente 209 casos ativos de covid-19 considerados menores e acompanhados nas residências dos pacientes.
O número de mortes devidas à mesma doença eleva-se a 15 neste país dos Grandes Lagos, onde a pandemia foi oficialmente declarada no final de março de 2020.
Além disso, a nível nacional, as pessoas totalmente vacinadas são 14.984, ou seja, 0,12 por cento da população geral do país, 12.800.000 habitantes.
O último relatório sobre a situação reconhece o acesso precário aos serviços de vacinação, a que se junta uma comunicação precária sobre a matéria.
Outras fragilidades prendem-se com a diminuição da testagem voluntária no seio da população em geral e a falta de um sistema de recolha e gestão de alertas.
-0- PANA FB/JSG/MAR/DD 28junho2022