Burundi receia epidemia de Ébola a partir do Uganda
Bujumbura, Burundi (PANA) - Uma epidemia da doença do vírus Ébola foi declarada na região do centro do Uganda, com um potencial risco de se propagar para o vizinho Burundi, anunciou o Ministério burundês da Saúde.
Numa nota publicada quarta-feira última, o Ministério da Saúde disse basear o seu alerta nos movimentos de populações entre os dois países, via a Tanzânia e o Rwanda.
Para se proteger contra a doença, o Ministério da Saúde recomenda o cumprimento de certas medidas de prevenção, como a lavagem das mãos com água limpa e sabão, evitar o consumo de carne de animais salvagens e o contacto não protegido com fluidos corporais.
Além disso, as pessoas devem aprender a não colocar as mãos na boca nem nos olhos, que são as portas de entrada deste vírus, lê-se no documento.
Também desaconselhou qualquer contacto com cadáveres cujas causas de morte sejam desconhecidas.
A nota relembra os principais sintomas da doença, como febre, dores de cabeça, cansaço, dores musculares e dor de garganta, a que se seguem, por vezes, vómitos, diarreia, hemorragia, sangramento das gengivas e presença de sangue nas matérias fecais.
As pessoas infetadas tornam-se contagiosas após um período de incubação que varia entre dois e 21 dias, segundo a mesma fonte.
O Uganda já registou 43 casos de contaminação, incluindo 10 mortes em duas semanas.
Além do Uganda, o Burundi também compartilha fronteiras com a República Democrática do Congo, país onde a febre de vírus Ébola foi descoberta em 1976.
-0- PANA FB/JSG/MAR/DD 05out2022