Agência Panafricana de Notícias

Burundi precisa de pelo menos 270 megawatts para desenvolver indústria mineira

Bujumbura, Burundi (PANA) – O Burundi precisa de 270 megawatts para poder explorar os seus jazigos de minérios, ao passo que a atual capacidade instalada do país é apenas de cerca de 45 megawatts, declarou quarta-feira o ministro burundês da Energia e Minas, Moïse Bucumi.

Atualmente, o país está confrontado com uma grave crise energética que não lhe permite satisfazer as necessidades de consumo corrente que se elevariam a cerca de 120 megawatts, disse o governante burundês quando lançava uma campanha de promoção das Lâmpadas de Baixo Consumo de Energia (LBC).

Para satisfazer totalmente a procura, elevando a produção atual de 45 para 270 megawatts, o Burundi deverá construir pelo menos 10 barragens hidroelétricas a médio e longo prazos, indicou Bucumi.

Enquanto se aguarda por soluções duradouras para a crise energética com que está confrontados o país e a economia nacional, as autoridades apostam nas LBC para reduzir o consumo energético das famílias e dos serviços públicos, de acordo com o ministro burundês da Energia e Minas.

A utilização sistemática destas lâmpadas deverá permitir ao Estado burundês poupar até 10 milhões de dólares americanos por ano e quatro a cinco milhões para os consumidores.

-0- PANA FB/JSG/FK/DD 10março2011