Agência Panafricana de Notícias

Burundi melhora clima de negócios

Bujumbura, Burundi (PANA) – O Burundi decidiu diminuir processos administrativos de criação de empresas cujo prazo poderá ser reduzido de três meses para apenas dois dias, soube a PANA de fonte oficial.

Os custos dos processos de autorização de criação de empresa poderá igualmente ser revisto em baixa passando de cerca de 500 para 55 dólares americanos, indicou a fonte.

Por enquanto, só se trata de propostas duma comissão que analisa, desde novembro de 2010, as vias e os meios de melhorar o clima de negócios no Burundi, de acordo com a fonte.

O Doing Business de 2010 do Banco Mundial (BM) classifica o Burundi na penúltima posição, ou seja 181º dos 183 países, da economia mundial em matéria de concessão de facilidades de negócios aos investidores.

Os funcionários públicos são muitas vezes acusados por homens de negócios de atrasar processos de pedido de autorização com a intenção de exigir subornos daos investidores potenciais.

Estas lentidões burocráticas prejudicam ao mesmo tempo a economia nacional e pedintes de emprego num país onde a pobreza e a taxa de desemprego são das mais elevadas no mundo, indica-se.

-0- PANA FB/JSG/FK/DD 16março2011