Agência Panafricana de Notícias

Burundi homenageia primeiro provedor de justiça

Bujumbura, Burundi (PANA) – O Burundi prestou segunda-feira uma última homenagem ao primeiro provedor de justiça do país, Cheikh Mohmaed Rukara (2010-2016), falecido aos 64 anos de idade por doença, a 30 de novembro passado, na Bélgica.

Entre a multidão que rendeu homenagem a Rukara, estiveram o chefe de Estado burundês, Pierre Njurunziza, membros do Governo e do Parlamento bem como do corpo diplomático e consular.

O ilustre desaparecido foi também deputado da circunscrição de Bujumbura, a capital económica do Burundi, pelo Conselho Nacional para a Defesa da Democracia/Forças de Defesa da Democracia (CNDD-FDD, partido no poder).

Em maio de 2012, circularam rumores de que alguns  indivíduos tentavam assassiná-lo por motivos ainda desconhecidos.

Nas redes sociais, Rukava é descrito como "um dos combatentes da primeira hora", "um dos democratas mais engajados”, um “justo entre os justos” e um “fiel em amizade e em convicções”.

O defunto deixa atrás uma obra de caridade de que fazem parte escolas e hospitais para os mais pobres da sociedade burundesa, entre outras.

Foi também promotor da radiotelevisão “Salama” (Paz) virada para ensinamentos específicos da religião muçulmana no Burundi.

-0- PANA FB/IS/SOC/MAR/IZ 10dez2019