Agência Panafricana de Notícias

Burundi exorta Bélgica a convocar seu embaixador em Bujumbura

Bruxelas, Bélgica (PANA) - O Burundi decidiu retirar "a sua acreditação" a Marc Gedopt, embaixador da Bélgica em função em Bujumbura.

Falando à imprensa, sábado de manhã em Bruxelas, o ministro belga dos Negócios Estrangeiros, Didier Reynders, confirmou a informação, acrescentando que ele decidiu convocar o embaixador burundês na Bélgica.

Numa nota verbal endereçada ao Governo belga, o Burundi precisa que a decisão foi tomada depois da "degradação da confiança entre os dois países".

As relações entre a Bélgica e a sua antiga colónia deterioraram-se depois das violências que continuaram no Burundi antes e depois da organização das eleições legislativas e presidenciais neste país africano.

Durante estas violências, vários Burundeses foram mortos pelos agentes da ordem.

A Bélgica e a União Europeia denunciaram várias vezes as violações dos direitos humanos no Burundi.

Segunda-feira passada, o Governo belga anunciou a cessação completa da cooperação policial com o Burundi, pondo termo às ajudas financeiras destinadas à Polícia, acusada de ser o principal responsável pelas violências contra a população em Bujumbura. Todavia, a Bélgica manteve os créditos destinados aos setores da saúde e da educação.

Por seu turno, a União Europeia anunciou a abertura em breve de consultas com o Burundi para a ativação do Artigo 96 do Acordo de Cotonou em virtude do qual a UE pode suspender parcial ou totalmente a cooperação com um país de África, Caraíbas e Pacífico (ACP) culpado de violação grave dos princípios democráticos.
.
-0- PANA AK/IS/MAR/TON 10out2015