Agência Panafricana de Notícias

Burundi e China intensificam trocas culturais

Bujumbura, Burundi (PANA) – Um grupo artístico do Conservatório Nacional da China visita Bujumbura desde quarta-feira para uma série de concertos inscristos no âmbito das trocas culturais que se intensificaram nestes últimos entre os dois países, soube-se de fonte diplomática na capital burundesa.

É o centro cultural francês e a grande sala de espectáculos do Odéon Palace, na capital burundesa, que foram escolhidos para albergar diversos concertos que pretendem dar dançarinos do Conservatório da China.

A China reage deste modo ao gesto similar do Burundi que enviou uma equipa de percussionistas e dançarinas tradicionais para a exposição universal de Shanghai, em julho de 2010.

Para o embaixador da China no Burundi, Yu Xuzhong,"a manifestação cultural é também a expressão duma vontade de reforçar e diversificar a cooperação bilateral já existente".

A mais recente expressão desta cooperação crescente e atuante entre os dois países foi ainda materializada pela doação dum hospital ultramoderno com chaves na mão entregue pela China ultimamente ao Burundi.

O outro símbolo desta cooperação bilateral é materializada pela imponente Escola Normal Superior (ENS) de Bujumbura sem a qual o país teria dificuldades em formar futuros docentes do secundário.

A cooperação chinesa com o Burundi concerne igualmente às principais estradas de interesse nacional, às barragens hidroelétricas ou ainda ao complexo têxtil de Bujumbura.

O Burundi, por sua vez, fala duma só voz com a China no concerto das Nações.

-0- PANA FB/TBM/SOC/CJB/DD 3fev2011