Agência Panafricana de Notícias

Burundi convidado a diálogo sobre TPI

Dakar, Senegal (PANA) – O ministro senegalês da Justiça, Sidiki Kaba, exprimiu as suas preocupações com a decisão tomada pelo Burundi de se retirar do Tribunal Penal Internacional (TPI), de acordo com um comunicado transmitido à PANA em Dakar.

O também presidente da Assembleia dos Estados signatários do Tratado de Roma, o tratado que instituiu o TPI, convidou o Burundi ao diálogo a fim de ponderar a sua decisão, lê-se na nota.

O jurista senegalês referia-se ao apoio do Parlamento burundês dado, a 12 de outubro corrente a um plano de retirada do país do Tratado de Roma.

« A retirada do Tratado dum Estado signatário vai constituir um avesso na luta contra a impunidade e estorva os esforços a favor do objetivo da universalidade do Tratado », lamentou Kaba.

« Lembro que todos os Estados signatários têm a possibilidade de partilhar as suas preocupações diante da Assembleia dos Estados signatários e, assim sendo, convido as autoridades burundesas a empreenderem um diálogo », acrescentou o ministro senegalês da Justiça.

-0- PANA MLJ/VAO/ASA/TBM/SOC/MAR/DD 18out2016