Burundi comemora 28º aniversário da morte trágica do Presidente Ntaryamira
Bujumbura, Burundi (PANA) - O Burundi declarou esta quarta-feira feriado nacional em memória do Presidente Cyprien Ntaryamira, que morreu num acidente aéreo na noite de 06 de abril de 1994, juntamente com o seu homólogo rwandês, Juvénal Habyarimana.
O avião que os conduzira para uma cimeira regional, em Arusha, na Tanzânia, despenhou-se pouco antes de aterrar, no aeroporto internacional de Kigali, capital do Rwanda.
O atual chefe de Estado do Burundi, Evariste Ndayishimiye, honrou com a sua presença as cerimónias de circunstância marcadas por uma missa de réquiem e a deposição de coroas de flores no "Mausoléu dos mártires da democracia" onde repousam os restos mortais do desaparecido, no centro de Bujumbura.
Homenagens também foram prestadas a Cyriaque Simbizi e Bernard Ciza, dois membros da delegação presidencial do Burundi que morreram no acidente ainda obscuro.
O público ainda hoje se questiona sobre os motivos que levaram a delegação do Burundi a abandonar o seu próprio avião para embarcar no jato presidencial rwandês.
Algumas opiniões têm defendido que o Presidente do Burundi deveria servir de "escudo humano" ao seu homólogo rwandês que temia pela sua vida, num contexto marcado por uma rebelião armada contra o seu regime.
A justiça francesa, a única que se interessou pelo caso, também não deu respostas definitivas a várias questões de opinião.
Os pilotos e a tripulação do Falcon 50, todos de nacionalidade francesa, não sobreviveram ao acidente.
Ainda não foi aberta nenhuma investigação, nem em Kigali nem em Bujumbura, sobre o acidente, considerado o estopim do genocídio rwandês de 1994.
-0- PANA FB/JSG/SOC/MAR/IZ 06abril2022