Burundi com 58 novos casos de covid-19
Bujumbura, Burundi (PANA) - O Burundi registou domingo 58 novos casos de coronavírus (covid-19), soube a PANA domingo, de fonte próxima do Ministério da Saúde Pública.
Estes 59 novos casos resultam de testes efetuados em duas mil 676 amostras, no quadro duma campanha de despistagem “sistemática, voluntária e gratuita” dos habitantes de Bujumbura, em curso desde segunda-feira última, de acordo com a fonte.
O Hotel Meridien Source du Nil foi escolhido para servir de zona de despistagem no centro da cidade, enquanto a Escola Técnica Secundária de Kamenge (ETS), no norte, e a Paróquia de Kanyosha, no sul de Bujumbura, foram escolhidas para esta campanha.
As três zonas foram abertas por três meses a qualquer pessoa que apresentar sintomas da covid-19, febre, tosse, gripe e, sobretudo, a falta de olfato.
A campanha vai generalizar-se para o resto do país, a partir desta semana, anunciou o ministro da Saúde Pública e Luta contra contra o VIH/Sida, Thaddée Ndikumana.
No Burundi, os números oficiais dão conta de cinco mil 961 casos suspeitos de covid-19 testados até ao momento, dos quais 277 positivos, incluindo uma morte, 131 recuperações e 100 pacientes ainda em tratamento.
No quadro das medidas de prevenção e luta contra a pandemia, uma quantidade mensal de 10 milhões de sabãos, cuja metade foi subvencionada pelo Estado, vai ser disponibilizada no mercado burundês.
O preço do sabão, que se distingue dos outros pela cor azul escuro, foi limitado a 150 francos burundês, ou seja, menos de um cêntimo de dólar americano.
A promoção deste sabão é duma duração de três meses, refere-se.
-0- PANA FB/BEH/FK/DD 13julho2020