Bujumbura, Burundi (PANA) - O Conselho de Ministros do Burundi acaba dd aprovar uma última série de projetos de lei que visam intensificar os laços de amizade e cooperação com Israel, Argélia e Turquia, anunciou sexta-feira um comunicado oficial.
Um acordo geral de cooperação com Israel abrange as áreas da agricultura, da pesquisa, do desenvolvimento, bem como questões económicas e fiscais.
Este acordo também incorpora o comércio, a cooperação técnica e outras áreas de interesse mútuo sobre as quais as duas partes concordarão, disse o comunicado.
Com a Argélia, trata-se de suprimir vistos para qualquer titular de passaporte diplomático ou de serviço que circule entre os dois países.
O objetivo é facilitar a circulação dos cidadãos dos países partes no acordo, por um lado, e a circulação intra-africana de nacionais do continente, por outro, segundo a mesma fonte.
Com a Turquia, o objetivo do acordo bilateral é evitar a dupla tributação e evitar a evasão fiscal no imposto de renda para quem faz negócios entre os dois países.
O objetivo é "promover as relações económicas e, sobretudo, melhorar a cooperação em matéria fiscal."
Dos três países, apenas a Turquia tem uma missão diplomática residente em Bujumbura, capital económica do Burundi.
Os interesses dos outros dois países são representados no Burundi por missões residentes no exterior.
-0- PANA FB/JSG/MAR/DD 03junho2022