Burundi anuncia 157 novos casos confirmados de coronavírus
Bujumbura, Burundi (PANA) - O Burundi registou, nas últimas 24 horas, 157 novos casos comunitários de coronavírus (covid-19) em 19 dos 47 distritos de saúde do país (40,43 por cento ), na sequência de testes realizados em 6.139 amostras, ou seja, uma positividade global de 2,6 por cento, anunciou quinta-feira o Ministério da Saúde.
Além disso, um caso foi considerado positivo na sequência de testes efetuados em 1.243 passageiros no aeroporto internacional de Bujumbura, segundo a mesma fonte.
Por outro lado, 26 pessoas foram declaradas curadas, elevando o total de curas para 17.319.
Nenhum óbito recentemente foi relatado, o que mantém o acumulado oficialmente notificado é de 14 no Burundi, onde os primeiros casos da pandemia apareceram em finais de março de 2020.
Existem atualmente 395 casos ativos no país, dos quais 378 são considerados "leves" e 17 "graves", dos quais 309 destes casos ativos estão a ser geridos em casa e 86 no hospital.
A despistagem sistemática obrigatória e a quarentena domiciliária de todos os viajantes que entrem, bem como a restrição de reuniões sociais e festivas, durante por semana estão entre as principais medidas preventivas atualmente em vigor no Burundi.
Além disso, o plano de resposta à pandemia está a ser revisto para incluir nele a vacinação, uma exigência que se torna cada vez mais urgente face ao ressurgimento da pandemia no país.
A título indicativo, nos últimos 14 dias, 46 dos 47 distritos de saúde do país comunicaram pelo menos um caso de covid-19, o que reflete a circulação generalizada do vírus no país.
Segundo dados do Ministério da Saúde, Bujumbura, a capital económica do Burundi e epicentro do vírus, é o único que conta mais de um terço dos casos durante este período (37,53 por cento).
-0- PANA FB/JSG/SOC/DIM/DD 30setembro2021