Agência Panafricana de Notícias

Burundi adota projeto de lei de ratificação da política estrangeira comum na África Oriental

Bujumbura, Burundi (PANA) - O Parlamento burundês adotou quarta-feira o projeto de lei de ratificação do protocolo relativo à coordenação da política estrangeira comum aos Estados- membros da Comunidade da África Oriental (EAC) de livre comércio, soube-se de fonte oficial em Bujumbura.

A XII cimeira dos chefes de Estado-membros da EAC recomendou a ratificação do projeto de lei antes do fim de junho último e apenas o Burundi não o tinha ainda cumprido com esta orientação.

Hafsa Mossia, ministra burundesa dos Assuntos da EAC, que agrupa o Burundi, o Quénia, o Rwanda, a Tanzânia e o Uganda, considerou que, como as coisas voltaram à normalidade, todos os Estados-membros vão poder falar com uma só voz em defesa dos seus interesses a nível internacional.

Criada em 1967 pelo Quénia, pela Tanzânia e pelo Uganda, a comunidade foi depois dissolvida 10 anos mais tarde na sequência de divergências políticas internas e reconstituída em 2001 por iniciativa dos mesmos países fundadores.

O Rwanda e o Burundi foram admitidos em 2007 no seio deste bloco de cerca de 133 milhões de habitantes atualmente e cujo Produto Interno Bruto (PIB) é de 70 biliões de dólares americanos.

-0- PANA FB/JSG/FK/DD 25agosto2011