Agência Panafricana de Notícias

Burundi adota plano de gestão sustentável do lago Tanganyika

Bujumbura, Burundi (PANA) – Um plano de ação nacional para a gestão sustentável dos recursos naturais do lago Tanganyika foi adotado segunda-feira pelo Governo burundês, soube a PANA de fonte oficial em Bujumbura.

Segundo um dos peritos ambientalistas que trabalhou na elaboração do documento, Gaspard Ntakimazi, este plano vai ajudar sobretudo na aplicação do programa de ação estratégica para a proteção da biodiversidade do lago Tanganyika que foi adotado em Kigoma, na Tanzânia, pelos chefes de Estado dos países ribeirinhos, em fevereiro de 2012.

Este precioso curso de água, de mais de 31 mil quilómetros quadrados, é comum ao Burundi, à República Democrática do Congo (RDC) e à Zâmbia.

Os dados oficiais disponíveis indicam que os numerosos recursos naturais do lago constituem meios de subsistência e de rendimentos diretos para uma população ribeirinha de cerca de 12 milhões 500 mil habitantes.

O lago Tanganyika possui, com efeito, mais de 245 espécies de peixes, das quais pelo menos 200 espécies raras ou endémicas.

A gestão sustentável destas riquezas naturais continua no entanto tributária de vários fatores ameaçadores como as mudanças climáticas, a pesca selvagem e descontrolada ou ainda as invasões biológicas e o acréscimo da poluição, segundo os ambientalistas em Bujumbura.

-0- PANA FB/TBM/IBA/FK/IZ 16maio2012