Agência Panafricana de Notícias

Burundi adia registo eleitoral

Bujumbura, Burundi (PANA) - O recenseamento de eleitores que devia iniciar-se segunda-feira no Burundi foi finalmente adiado na sequência duma alteração ao calendário das eleições gerais de 2015, soube-se de fonte próxima da autoridade eleitoral nacional em Bujumbura.

Nas projeções e estimativas da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), mais de quatro milhões de Burundeses devem apresentar-se às urnas, no próximo ano, em perto de três mil e 500 assembleias de voto.

De acordo com o porta-voz da CENI, Prospère Ntahorwamiye, o registo foi adiado a pedido de alguns parceiros eleitorais até à criação de Comissões Eleitorais Provinciais Eleitorais Independentes (CEPI) e Comissões Eleitorais Comunais Independentes (CENI) encarregadas de registar os eleitores.

O processo de criação de desmembramentos da CENI segue o seu curso normal e deve ser concluído até novembro próximo, segundo a mesma fonte, assegurando que o resto do calendário não vai mudar.

Estes desmembramentos estão abertos aos representantes de partidos políticos, da sociedade civil e de grupos religiosos.

O calendário do CENI prevê a simultaneidade da eleição de deputados e vereadores comunais, a 26 de maio de 2015.

A primeira volta das eleições presidenciais terá lugar a 26 de junho de 2015 e, em caso de segunda volta, os eleitores serão chamados a decidir entre os potenciais candidatos, a 27 de julho de 2015.

A eleição dos senadores terá lugar a 17 de julho de 2015, enquanto os conselhos das colinas e os dos bairros, as menores entidades administrativas no Burundi, ocorrerão a 24 de agosto de 2015.

-0- PANA FB/DIM/IZ 23set2014