Agência Panafricana de Notícias

Burundeses contra privatização do transporte

administrativo Bujumbura- Burundi (PANA) -- Menos de 100 veículos, dos cerca de mil 700 pertencentes ao parque automóvel do Estado burundês, foram até à data presente retirados da circulação no quadro duma medida governamental visando reduzir os encargos ligados ao transporte administrativo, soube-se de fonte oficial em Bujumbura.
A medida entrou em vigor desde o início de Fevereiro de 2010 para durar duas semanas, mas apenas cerca de 80 veículos estão visíveis segunda-feira num parque de estacionamento da periferia ocidental de Bujumbura, a capital do Burundi, reservado para recolher os veículos administrativos destinados à venda em leilão a pessoas particulares, constatou-se no local.
Os veículos já entregues estavam, maioritariamente, em estado lastimável e alguns até necessitaram de ser rebocados para chegar ao local, testemunharam guardas do parque de estacionamento.
O Estado está no entanto decidido a não recuar nesta questão mesmo se nenhuma medida policial conhecida foi tomada contra funcionários teimosos.
Segundo o ministro burundês dos Transportes, Correios e Telecomunicações, Philippe Njoni, o Governo está apostado na privatização do seu parque automóvel porque com isto ele poderá economizar até 10 biliões de francos burundeses (cerca de 10 milhões de dólares americanos) por ano.