Agência Panafricana de Notícias

Burundesa eleita ao Comité Internacional Olímpico

Bujumbura- Burundi (PANA) -- A actual presidente da Federação de Futebol do Burundi (FFB), Lydia Nsekera, foi eleita ao Comité Olímpico Internacional (COI), durante a 121ª sessão desta organização, em Copenhaga (Dinamarca), soube-se de fonte desportiva na capital burundesa.
Lydia Nsekera foi eleita entre os seis novos membros que se juntam aos 106 outros que compunham a assembleia do COI para um mandato de oito anos.
Ela totalizou 84 votos dos 88 votantes, durante a sessão de renovação dos órgãos do COI, em que foi reeleito o Belga Jacques Rogge para um novo mandato de quatro anos à frente da instituição olímpica.
A notícia da eleição de Nsekera para esta alta função desportiva foi dada à imprensa pelo secretário executivo do Comité Nacional Olímpico (CNO), Tharcisse Harerimana.
Trata-se da primeira vez que o Burundi passa a ter um representante ao mais alto nível das instâncias dirigentes do movimento olímpico mundial.
Lydia Nsekera já surpreendeu a opinião desportiva nacional ao tornar- se, há cinco anos, na primeira mulher eleita à presidência da Federação de Futebol do Burundi.