Agência Panafricana de Notícias

Burkinabes transferem $ 32,9 milhões da Côte d´Ivoire

Paris, França (PANA) - Cidadãos do Burkina Faso residentes na Côte d´ivoire transferiram em 2010 para o seu país de origem cerca de 32 milhões e 900 mil dólares americanos, segundo um estudo da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (CNUCED) obtido terça-feira em Paris pela PANA.

Levado a cabo nos 48 países menos avançados (PMA) do mundo, o estudo sublinha que a Côte d’Ivoire, o Quénia e a África do Sul constituem fontes importantes de transferências dos migrantes africanos para os seus países de origem.

Segundo o documento, os envios de dinheiro para o Burkina Faso, como para outros PMA, servem para custear despesas alimentares, a escolaridade e cuidados médicos.

Eles servem igualmente para financiar micro-projetos que permitem às famílias diversificarem as suas fontes de rendimentos, acrescenta o mesmo documento que precisa que, nalguns casos, as somas transferidas atingem até 20 porcento do Produto Interno Bruto (PIB).

Cerca de 27 biliões de dólares americanos foram movimentados em 2011 pelos migrantes para os 48 PMA, ou seja uma progressão de 87 porcento entre 1990 e 2011.

As transferências de dinheiro dos migrantes num país como o Mali ultrapassam o volume total da Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD), estimada em 50 milhões de euros anualmente.

-0- PANA SEI/JSG/MAR/TON 19dez2012