Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Os cidadãos burkinabes estão isentos da obrigação de visto de entrada no Reino de Marrocos, anunciou sexta-feira a embaixada de Marrocos no Burkina Faso.
A isenção inscreve-se no quadro de um acordo sobre a abolição de vistos para titulares de passaportes comuns de ambos os países, assinado a 23 de outubro último, lê-se num comunicado da referida instituição diplomática emitido no mesmo dia.
O comunicado especifica no entanto que, tendo conta o estado de emergência sanitária em vigor Marrocos, que implica o encerramento das fronteiras, no quadro dos esforços na lutar contra a propagação da covid-19, o acesso ao território nacional marroquino é possível mediante um atestado especial emitido pela seção consular da embaixada.
A este respeito, explica o documento, deve ser fornecido a passageiros um teste PCR negativo de covid-19 com uma validade inferior a 72 horas, a partir da data de recolha da amostra, em conformidade com o protocolo sanitário estabelecido para o acesso ao território marroquino.
A 23 de outubro de 2020, Alpha Barry, ministro burkinabe dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, esteve em Marrocos, onde inaugurou, juntamente com o seu homólogo marroquino, Nasser Bourita, um Consulado Geral do Burkina Faso em Dakhla (centro-oeste), lembra-se.
-0- PANA TNDD/JSG/SOC/DIM/DD 29janeiro2021