Agência Panafricana de Notícias

Burkinabe Sankandé chefia Comité Executivo da União Parlamentar Africana

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O presidente do Parlamento burkinabe, Alassane Bala Sankandé, foi eleito sexta-feira, em Abuja, na Nigéria, para chefiar o Comité Executivo da União Parlamentar Africana (UPA), soube-se sábado de fontes parlamentares, em Ouagadougou.

De acordo com um comunicado do Parlamento burkinabe, o líder parlamentar burkinabe foi eleito por "consenso e aclamação".

"Estou satisfeito particularmente com este consenso em torno de minha modesta pessoa para presidir a esta árvore de discussão que representa esta organização comunitária", disse Sakandé.

A fim de avançar rapidamente e bem, o novo presidente da UPA indicou, no seu discurso, a urgência de a União Parlamentar Africana dispor de um documento coerente de organização e orientação de todas as ações em consonância com a visão da instituição, segundo a mesma fonte.

Na sua visão, a UPA constitui um quadro privilegiado para o diálogo parlamentar, da promoção da paz, da democracia, boa governação, do desenvolvimento sustentável e do progresso social em África", e anunciou a adoção de um plano estratégico que servirá de bússola para a UPA.

A União Parlamentar Africana, antiga União dos Parlamentos Africanos, é uma organização interparlamentar continental criada em Abidjan, a 13 de fevereiro de 1976.

Com 40 parlamentos nacionais membros, a UPA tem como objetivos, entre outros, contribuir para o reforço da instituição parlamentar em África, a promoção da democracia, e a realização dos objetivos da União Africana para o estabelecimento de uma paz duradoura.

-0- PANA NDT/DIM/IZ 11nov2018