Burkinabe Lassina Zerbo vence Prémio Nazarbayev contra armas nucleares
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O secretário executivo da Organização do Tratado de Proibição Completa dos Ensaios Nucleares (OTICE), Lassina Zerbo, venceu o Prémio Nazarbayev para a Segurança Internacional e Mundo Livre de Armas Nucleares, anunciou a Associação dos Jornalistas e Comunicadores Científicos do Burkina Faso (AJCS/BF).
A cerimónia de entrega do Prémio foi realizada a 29 de agosto de 2019, em Astana, no Cazaquistão, por ocasião das atividades que marcam o Dia Internacional contra os Ensaios Nucleares, indica uma nota distribuída sexta-feira, em Ouagadougou.
O ato realizou-se na presença de autoridades do Estado do Cazaquistão e representantes das missões diplomáticas, de altas personalidades internacionais do mundo do desarmamento e não proliferação com uma mensagem vídeo de felicitações do Secretário-Geral das Nações Unidas, segundo a Associação.
O Prémio, que leva o nome do seu promotot, o Presidente Nursultan Nazarbayev, do Cazaquistão, foi criado em 2016 e é entregue à personalidades de alto nível que se distinga através dos seus esforços e da sua contribuição para o desarmamento nuclear e a segurança internacional.
Foi entregue pela primeira, vez em 2017, ao rei Abdulla II, da Jordânia, pela sua contribuição para a promoção da paz na região do Médio Oriente, nomeadamente pelas suas ações a favor da criação de uma Zona Livre de Armas Nucleares, na região.
Lassina Zerbo dirige a Organização do Tratado de Proibição Completa dos Ensaios Nucleares (OTICE), desde 2013. Ele foi reconduzido nas suas funções em 2016, para um segundo mandato de quatro anos.
-0- PANA TNDD/BEH/FK/IZ 31ago2019