Agência Panafricana de Notícias

Burkinabe François Compaoré sob controlo judiciário em França

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – François Compaoré, irmão mais novo do deposto Presidente Blaise Compaoré, continua sob controlo judiciário em França, após uma decisão da Justiça francesa favorável à sua extradição para o Burkina Faso, soube-se esta segunda-feira de fonte policial, em Ouagadougou.

A Justiça francesa, através da Câmara de Instrução do Tribunal de Apelação de Paris, aprovou quarta-feira um parecer favorável ao pedido de extradição de François Compaoré para o Burkina Faso no quadro do processo do assassinato, em 1998, do jornalista de investigação burkinabe Norbert Zongo.

A Defesa de Compaoré interpôs um recurso contra esta decisão, garantindo que o seu constituinte estaria em liberdade de movimentos, até nova ordem.

"Contrariamente ao que foi dito publicamente pela defesa de François Compaoré, o controlo judiciário foi bem mantido pelo juiz francês", lê-se num comunicado do ministro burkinabe da Justiça, Réné Bagoro.

Segundo o governante, qualquer tentativa de saída do território francês ou de recusa de apresentar-se às autoridades será uma violação caraterizada dos objetivos deste controlo judiciário, pois que o parecer favorável da Câmara de Instrução representa "um passo importante e essencial" na vertente judiciária do processo de extradição de Compaoré.

O recurso em cassação neste tipo processo está limitado às questões de forma e de conformidade com a lei, lembrou.

-0- PANA NDT/JSG/FK/IZ 10dez2018.