Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Burkina Faso suspendeu, quinta-feira, até nova ordem, as visitas aos estabelecimentos prisionais, devido à propagação da doença do coronavírus (Covid-19), com 33 casos confirmados, no país, dos quais uma morte.
Segundo o ministro burkinabe da Justiça, Réné Bagoro, esta decisão é tomada "tendo em conta a grande vulnerabilidade da população prisional, nomeadamente devido ao seu confinamento e à grande proximidade entre os diferentes atores".
O comunicado acrescenta que a direção-geral da Administração Penitenciária pôs em prática um sistema de prevenção primária com efeito para proteger o ambiente prisional contra esta pandemia.
Todavia, são permitidos encomendas e refeições do exterior para os reclusos, bem como visitas de advogados aos seus clientes, desde que seja respeitado o dispositivo de prevenção contra o Covid-19 estabelecido nas prisões, de acordo com as diretrizes nacionais de gestão da doença adotadas pelo Ministério da Saúde no início de março de 2020, diz a nota.
O comunicado indica que uma atualização destas medidas poderá ser feita de acordo com a evolução da situação.
-0- PANA TNDD/IZ 20março2020