Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Governo do Burkina Faso manifestou a sua solidariedade para com a Guiné Conakry onde ocorreu um incêndio num principal depósito de hidrocarbonetos da Companhia Naciinal de Petróleo em Kaloum, na noite de 17 para 18 de dezembro de 2023, de que resultaram a morte de pelo menos 14 pessoas e ferimentos a 200 outras, soube a PANA de fonte oficial.
Num comunicado, o Governo do Burkina Faso disse partilhar a tristeza das autoridades guineenses na sequência do incêndio e exprime a sua solidariedade e a do povo burkinabe ao Governo e ao povo irmão da Guiné Conakry.
Também exprime a sua compaixão às famílias e entes queridos das vítimas e deseja rápidas melhoras aos feridos.
“Este incêndio, de rara magnitude, terá repercussões nas populações guineenses que assumem corajosamente o seu destino para a construção de uma Guiné livre e próspera”, segundo o Governo do Burkina Faso, que diz estar ao lado deste país e pretender fazê-lo, fornecendo-lhe assistência útil nesta provação.
O Burkina Faso continua empenhado em prosseguir com a Guiné Conakry o ideal de uma "África unida, livre e soberana para o bem das filhas e dos filhos" do continente, conclui o comunicado.
-0- PANA TNDD/IS/SOC/MAR/DD 19dezembro2023