Burkina Faso solidário com Irão enlutado
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente da Transição do Burkina Faso, o capitão Ibrahim Traoré, prestou segunda-feira homenagem à memória do Presidente iraniano, Ebrahim Raïssi, falecido domingo num acidente de helicóptero, soube a PANA de fonte oficial.
“É com tristeza que tomei conhecimento do desaparecimento do Presidente da República Islâmica do Irão, Ebrahim Raïssi, este domingo, 19 de maio de 2024”, escreveu o capitão Ibrahim Traoré, na sua mensagem de condolência.
"Nestas dolorosas circunstâncias", acrescentou, "expresso em meu nome as minhas sinceras condolências e toda a minha solidariedade ao povo amigo e irmão do Irão."
Saudou a memória de "um líder empenhado em defender os interesses do seu povo e a soberania do seu país.”
Na manhã desta segunda-feira, o Irão anunciou a morte dos passageiros do helicóptero, incluindo o Presidente Raisi, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Amir-Abdollahian, o governador de Tabriz (moroeste do Irão), Malik Rahmati, um líder religioso, Mohammad Ali Al-Hashim e cinco outras pessoas que estavam abordo do aparelho.
O Presidente Raisi deixava o Azerbaijão, onde participou, com o seu homólogo local, Ilham Aliyev, na inauguração de uma barragem na fronteira entre os dois países, segundo a mesma fonte.
-0- PANA TNDD/JSG/MAR/DD 20maio2024