Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Dois projetos de convenção tripartida entre a Corporação de Águas e Florestas, o Exército e um Consórcio de Organizações não Governamentais (ONG) foram assinados terça-feira, em Ouagadougou, com vista à execução do projeto de apoio à gestão sustentável e participativa dos espaços florestais da Bacia de Mékrou (FOMEK), no Burkina Faso, soube-se junto do Ministério do Ambiente.
O consórcio em causa é constituído por Wild Foundation, Chengeta Wildlife e Anges Gardiens de la Nature (Anjo de Guarda da Natureza).
Financiadas pela União Europeia (UE) com um bilião de francos CFA ( um milhão 738 mil 452 dólares americanos), a primeira convenção tripartida envolve a instalação de uma unidade mista operacional de luta anticaça furtiva na zona florestal, enquanto a segunda representa a convenção tripartida de aplicação operacional de funcionamento da brigada mista de luta anticaça furtiva.
O objetivo global destas convenções é reforçar as sinergias de ações entre as forças de defesa e segurança a fim de dar respostas apropriadas às problemáticas maiores de gestão sustentável das áreas protegidas, de acordo com o Ministério do Ambiente.
O Burkina Faso alberga 76 áreas classificadas que cobrem uma superfície estimada em três milhões 448 mil 371 hectares.
-0- PANA TNDD/BEH/SOC/FK/IZ 16julho2020