Agência Panafricana de Notícias

Burkina Faso retira alguns soldados do Mali para proteger fronteiras

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Burkina Faso retirará o seu contingente instalado no Mali para o desdobrar nas suas fronteiras, nomeadamente no norte maliano abalado por atos terroristas desde o início do ano, soube-se domingo de fonte diplomática.

Segundo um comunicado do Ministério burkinabe dos Negócios Estrangeiros, as Nações Unidas confirmaram a decisão de postar uma parte dos tropas burkinabes nas suas fronteiras.

Sexta-feira última, o representante especial e chefe da Missão da ONU no Mali (MINUSMA), Mahamat Saleh Annadif, expressou a satisfação da sua instituição ao Burkina Faso pelos esforços de luta contra a instabilidade no Mali, enquanto este país procura a retirar suas tropas do estrangeiro fim de as desdobrar nas suas fronteiras no norte.

O Burkina Faso é o 11º país contribuinte de tropas no mundo no quadro de missões onusinas, dos quais mais de mil e 740 homens no Mali.

Partilhando uma longa fronteira com o Mali, este país está confrontada, desde 15 de janeiro último, data em que ocorreu um ataque terrorista perpetrado por desconhecidos que fez cerca de 30 mortos em Ouagadougou, a capital do Burkina Faso.

Desde então, o país empreendeu discussões com a Organização das nações Unidas (ONU) com vista à retirada duma parte do seu contingente desdobrado no estrangeiros a fim de proteger cada vez mais o norte do país.

-0- PANA NDT/IS/MAR/DD 07nov2016