Agência Panafricana de Notícias

Burkina Faso reforma serviços de informação para combater eficazmente terrorismo

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A Agência Nacional de Informação (ANR) do Burkina Faso será reestruturada para lutar eficazmente contra o terrorismo que fez vários vítimas há três anos, de acordo com uma resolução do Governo burkinabe tomada nesta quarta-feira.

Para tal, um decreto foi exarado esta quarta-feira em conselho de ministro relativamente às atribuições, à organização e ao funcionamento da ANR, a fim de estar à altura deste desafio.

"A adoção deste decreto permite à Agência Nacional de Inteligência cumprir efetivamente as suas missões, de acordo com a Lei nº 026-2018/AN, de 1 de junho de 2018 relativamente à regulamentação geral da informação no Burkina Faso", indicou o governo.

A situação de segurança é marcada, há quase três anos, por uma intensificação de ataques terroristas no Burkina Faso de resultou a morte de mais de 200 pessoas, incluindo elementos das forças de defesa e de segurança em várias regiões do país.

Esta situação provocou, em 2017, o encerramento de mais de 520 estabelecimentos escolares privando assim quase 56 mil alunos do seu direito à educação.

Terça-feira última, o Exército burkinabe capturou um presumível líder terrorista no eixo Gayeri-Bartiebougou, no leste do país, onde também foi desativada uma mina, soube-se nesta quarta-feira de fontes concordantes.

-0- PANA NDT/BEH/DIMDD 15nov2018