Burkina Faso procura aumentar testes de coronavírus
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - As autoridades sanitárias do Burkina Faso consideram aumentar o número de testes da doença do novo coronavírus (covid-19), anunciou Brice Bicaba, diretor do Centro de Operações de Resposta às Emergências Sanitárias (CORUS).
"Podemos aumentar o número de testes. Inicialmente, tivemos 50 testes por dia e passamos de 80 para 100 testes por dia", explicou Bicaba durante uma conferência de imprensa sexta-feira.
Segundo o médico, o país tem agora quatro laboratórios capazes de realizar 192 testes por dia cada.
"Atualmente, estamos a fazer uma pesquisa ativa com testes em indivíduos nos centros de saúde. O objetivo é recolher amostras de pacientes que apresentam nomeadamente problemas respiratórios agudos e que não se manifestam", revelou.
A 24 de abril de 2020, o Burkina Faso registou 13 novos casos confirmados, incluindo 10 em Ouagadougou, dois em Bobo-Dioulasso e um em Ziniaré.
Desde 9 de março último, o país registou no total 629 casos, incluindo 379 homens e 250 mulheres, 15 pessoas curadas, perfazendo 425 curas e 41 óbitos.
Em relação à Diáspora burkinabe, o porta-voz do governo disse que, até 20 de abril de 2020, 41 Burkinabes testaram positivos, incluindo 19 curados e duas mortes.
A nível nacional, o diretor da CORUS disse ter notado um abrandamento no número de novos casos, o que se reflecte na diminuição do número de alertas registados no centro de chamadas.
"Este abrandamento deve-se à sensibilização, à prontidão nas intervenções das equipas de resposta e ao aumento da capacidade de investigação", afirmou.
-0- PANA TNDD/DIM/IZ 26abril2020