Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Nove polícias burkinabes foram processados pela morte de 11 reclusos, a 15 de julho de 2019, numa unidade antidroga em Ouagadougou, anunciou domingo à noite o Ministério Público.
Segundo o procurador-geral do Burkina Faso, Harouna Yoda, a análise das informações recolhidas na investigação permitiu ao Ministério Público dispor de elementos suficientes para acusar os nove agentes da Polícia indiciados da prática de "atos tendentes a pôr em perigo a vida de outras pessoas, omissão de socorrer outrem e homicídio involuntário”.
Em aplicação do novo Código de Processo Penal, que prevê um processo especial para infrações cometidas por agentes da Polícia Judiciária no exercício das suas funções, “nós enviámos um pedido à Câmara Criminal do Tribunal de Cassação para a desginação da jurisdição competente para continuar o processo”, explicou.
Na manhã de 15 de julho de 2019, 11 suspeitos de terem cometido infrações ligadas a estupefacientes e que estavam mantidas em prisão preventiva, numa cela da Unidade Antidroga da Polícia Nacional foram encontrados mortos.
"Com base em nossas instruções, um inquérito foi imediatamente aberto a fim de determinar as causas e as circunstâncias dessas mortes”, lembrou o procurador.
-0- PANA TNDD/TBM/FK/IZ 30dez2019