Burkina Faso lidera implementação de reformas da UEMOA
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Burkina Faso está em primeiro lugar em 2019, na implementação de reformas comunitárias, políticas, programas e projetos, com 84 por cento de taxa de execução no espaço da União Económica e Monetária da Oeste-Africana (UEMOA), soube terça-feira a PANA de fonte oficial.
De acordo com os resultados da edição de 2019 do balanço anual das reformas, políticas, programas e projetos da UEMOA, que teve lugar segunda-feira, em Ouagadougou, de um total de 113 diplomas legais da UEMOA, o Burkina Faso implementou integralmente 70 e de 40 a 99 por cento para 23 outros.
Para o presidente da Comissão da UEMOA, Abdallah Boureima, o Burkina Faso implementou a maioria dos textos essenciais da UEMOA, nomeadamente a fiscalidade interna e externa, o mercado comum e as políticas setoriais.
"Nestas três áreas, há 70 textos que são aplicados em 100 por cento, nas mesmas áreas; 23 textos aplicados entre 40 e 99 por cento. Isto significa que, dos 113 textos, cerca de 100 estão em preparação no Burkina Faso. Esta é uma grande conquista que deve ser elogiada", disse num comunicado.
Sobre os projetos financiados pela UEMOA, ele afirmou que o país fez "esforços consideráveis" nos domínios da agricultura, da pecuária, da água, da energia, da educação e da saúde.
"Assistimos a progressos na realização destes investimentos que são importantes para a vida quotidiana dos nossos concidadãos", afirmou.
A Análise da UEMOA é um mecanismo institucional de acompanhamento que promove a harmonização das legislações nacionais, a coordenação das políticas setoriais nacionais e a boa implementação das políticas, programas e projetos comunitários.
-0- PANA TNDD/JSG/DIM/IZ 11dez2019