Burkina Faso lança "mobilização geral" contra terrorismo
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Governo burkinabe adotou, quinta-feira à noite, um decreto relativo à "ordem de mobilização geral e alerta" no quadro da luta contra o terrorismo, soube a PANA de fonte oficial.
“A instauração da mobilização geral e do alerta visa dar um quadro legal a todas as ações por implementar face à situação de perigo que a nação vive no atual contexto de terrorismo”, disse o Governo burkinabe no termo do Conselho de Ministros.
O diploma permite às autoridades competentes instaurarem a mobilização geral e a implementação no país a fim de se dotar de meios necessários para defenderem a integridade do território nacional e assegurarem as pessoas singulares ou coletivas face ao terrorismo.
“A aprovação deste decreto permite instaurar uma mobilização e um alerta geral no nosso país com vista a adquirir os meios necessários para defender a integridade do território e assegurar todas as populações e seus bens contra o terrorismo”, disse-se.
Desde 2015, várias localidades no Burkina Faso estão confrontadas com ataques terroristas.
Na semana passada, 44 civis foram mortos em ataques no Sahel burkinabe.
Quase dois milhões de pessoas fugiram das suas aldeias por causa da violência, referiu o Governo.
O Exército burkinabe lançou uma vasta operação de reconquista do território que permitiu neutralizar várias dezenas de terroristas.
-0- PANA NTDD/JSG/MAR/DD 14abril2023