Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Burkina Faso lançou sábado, em Ouagadougou, a 5.ª edição do Dia Nacional da Árvore (NAD) sob lema “Árvore, símbolo de resiliência comunitária num contexto de insegurança.”, soube a PANA de fonte oficial.
Até ao final deste dia, pelo menos 5.000.000 plantas serão metidas na terra em todo o território nacional, explicou o ministro burkinabe do Meio Ambiente, Água e Saneamento, Roger Baro.
Precisou que um total de 60.000 plantas de espécies úteis serão metidos ma terra em locais totalmente seguros nas 13 regiões do país, ou seja, uma área de aproximadamente 100 hectares.
“A estratégia assenta na plantação de espécies locais em locais protegidos e seguros do ponto de vista fundiário, com particular atenção à manutenção das plantas”, indicou o governante.
Baro argumentou que o Burkina Faso deve trabalhar para restaurar a sua cobertura vegetal porque, de 2002 a 2013, o país perdeu mais de 24.800 quilómetros quadrados de florestas, ou nove por cento do território.
Convidou cada burkinabe ou cada família a plantar e manter pelo menos uma árvore por ano.
-0- PANA TNDD/JSG/SOC/MAR/DD 16julho2023