Agência Panafricana de Notícias

Burkina Faso justifica rutura com Taiwan pela defesa de interesses nacionais

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré, declarou quinta-feira que a decisão do seu país de romper as suas relações diplomáticas com Taiwan foi guiada pela "vontade de defender os interesses nacionais".

"Esta decisão é guiada pelo nossa forte vontade de defender os interesses do Burkina Faso e do seu povo no concerto das nações e forjar a melhor parceria para consolidar o desenvolvimento socioeconómico do nosso país e facilitar os projetos regionais", escreveu Kaboré num breve comunicado.

Pouco antes, o chefe da diplomacia burkinabe, Alpha Barry, salientou que "hoje, a evolução do mundo, os desafios socioeconómicos atuais do nosso país e da nossa região recomendam que reconsideremos a nossa posição ", justificando o rompimento das relações com Taiwan.

O Burkina Faso e Taiwan estabeleceram relações diplomáticas em 1961 com uma interrupção em 1973 por cerca de 20 anos, antes da sua retomada posterior em 1994.

O Burkina Faso, que foi até aqui um dos raros países no mundo a manter relações diplomáticas com Taiwan, anunciou quinta a suspensão dessas relações com o consequente encerramento da sua Embaixada na capital taiwanesa, Taipé.

-0- PANA NDT/DIM/IZ 24maio2018