Agência Panafricana de Notícias

Burkina Faso institui 31 de outubro como "dia de homenagem a mártires"

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Governo burkinabe institucionalizou um “dia de homenagem aos mártires”, a 31 de outubro de cada ano, em todo o território nacional, soube-se de fonte oficial em Ouagadougou.

Segundo um comunicado do Conselho de Ministros, este dia é dedicado aos 30 mortos da insurreição de 30 a 31 de outubro do ano passado que destituiu Blaise Compaoré do poder, bem como à dezena de mortos do golpe de Estado de 16 de setembro último perpetrado pelo general Gilbert Diendéré, antigo colaborador de Compaoré.

Este dia será marcado por celebrações religiosas, tradicionais e por cerimónias de homenagem, refere ainda a nota do Conselho de Ministros.

No documento, o Governo exorta todas as forças vivas e toda a população a mobilizar-se para prestar uma vibrante homenagem « aos nossos valorosos filhos, tombados no campo de honra por maior democracia, justiça e liberdade », no Burkina Faso.

O Governo de Transição organizou, de 27 a 30 de maio de 2015, jornadas nacionais de homenagem à memória dos mártires da insurreição popular.

Na ocasião, o chefe de Estado burkinabe lançou a primeira pedra da estela comemorativa dos acontecimentos de 30 e 31 de outubro de 2014, com 13,80 metros de altura, um metro de espessura e dois de largura, ao custo global de execução de 142 milhões de francos CFA (cerca de 245 mil e 983 mil dólares americanos) e que deverá conter os nomes de todos os mártires.

-0- PANA NDT/IS/FK/IZ 19out2015