Agência Panafricana de Notícias

Burkina Faso inicia validação de candidaturas às legislativas de outubro

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O processo de validação das candidaturas para as eleições legislativas de 11 de outubro próximo no Burkina Faso inicia-se esta sexta-feira, anunciou a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).

Para o efeito, subcomissões da CENI vão trabalhar "durante todo o dia" para analisar cada um dos 100 processos registados para serem validados sábado, indicou o presidente da CENI, Barthélémy Kéré, após uma reunião preparatória.

Após a validação, "vamos assinar uma ata de validação e publicar a lista dos candidatos", acrescentou, precisando que só após este trabalho poderão os eventuais contestatários interpor recurso perante o Conselho Constitucional.

No total 81 partidos e formações políticas e 19 grupos independentes apresentaram as suas listas junto da CENI com vista às próximas legislativas no Burkina Faso, um pequeno país da África Ocidental que viveu, em outubro de 2014, uma revolta popular que derrubou o Presidente Blaise Compaoré do poder após 27 anos de reinado.

Mais de cinco milhões e 500 mil Burkinabes são chamados às urnas a 11 de outubro deste ano para eleger o Presidente do Burkina Faso e os deputados, para marcar o fim de um ano de transição iniciado desde a queda de Compaoré, atualmente no exílio na Côte d’Ivoire.

-0- PANA NDT/DIM/IZ 06ago2015