Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Presidente do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré, vai inaugurar este sábado, em Bobo-Dioulasso, capital da região das Bacias Altas, no oeste do país, a terceira maior barragem do país em Samendeni, na comunidade rural de Bama, soube a PANA de fontes oficiais.
No mesmo dia, o chefe de Estado burkinabe vai inaugurar também a nova cidade universitária de Bobo-Dioulasso, a segunda maior cidade do país.
Com uma capacidade de um bilião e 500 milhões de metros cúbicos, a barragem de Sameneni, que se estende por mais de 53 quilómetros e uma área inundada de 153 quilómetros quadrados, permitirá desenvolver 21 mil hectares de terra, criar uma zona agroindustrial e 100 mil empregos, produzir eletricidade, desenvolver os recursos haliêuticos e promover o turismo, indica uma nota oficial.
A nota da Presidência burkinabe considera que "este lago verdadeiramente artificial é a espinha dorsal do Programa de Desenvolvimento Integrado do Vale do Samendeni (PDIS), que eventualmente transformará este vale num pólo de crescimento".
-0- PANA TNDD/TBM/CJB/IZ 29nov2019