Agência Panafricana de Notícias

Burkina Faso homenageia mártires de insurreição de outubro de 2014

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O Burkina Faso prestará homenagem a 30 de maio próximo aos mártires da revolta popular que a 30 de outubro de 2014 derrubou o então regime do Presidente Blaise Compaoré, anunciou o Governo burkinabe.

A informação foi prestada terça-feira, no final do Conselho de ministros em Ouagadougou.

Perante a vontade de Blaise Compaoré de modificar a Constituição para buscar um novo mandato presidencial em 2015, após 27 anos de poder absoluto, milhares de Burkinabes protestaram violentamente a 30 e 31 de outubro último nas ruas da capital e em várias outras localidades do país para se oporem a ele.

Esta revolta popular forçou Compaoré a renunciar ao poder para se exilar na Côte d’Ivoire, por um lado, e, por outro, fez 30 mortos e mais de 600 feridos.

Desde então, várias associações de defesa dos direitos humanos mobilizam-se para exigir que os autores destas "matanças" sejam levados diante da justiça.

Eleições presidenciais e legislativas realizar-se-ão a 11 outubro de 2015 para pôr termo à transição iniciada desde a queda do regime de Compaore.

Um código eleitoral controverso, que exclui dignitários do antigo regime, foi votado pelo Parlamento interino e promulgado pelo Presidente da Transição, Michel Kafando.

As novas autoridades também lançaram uma "operação de limpeza", desde o início de abril corrente, contra próximos de Blaise Compaoré.

-0- PANA NDT/DIM/DD 15abril2015