Burkina Faso estará sempre de pé face ao terrorismo, diz Presidente burkinaberé)
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Burkina Faso continuará de pé apesar do aumento do terrorismo, declarou sexta-feira última o Presidente burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré.
O Presidente do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré, fez esta declaração quando presidia à cerimónia de posse de armas no Largo Nacional, em alusão ao 59.º aniversário das Forças Armadas Nacionais.
A cerimónia decorreu sob o lema "Sagrada União das Populações em torno das Forças Armadas Nacionais na Luta contra o terrorismo".
"O Burkina Faso permanecerá de pé, ontem com os nossos antepassados, como estamos hoje. Manteremos a integridade do nosso território a custe o que custar, aconteça o que acontecer. Estou convencido de que, unidos e solidários, podemos ganhar esta batalha", disse à imprensa Kaboré, no final da cerimónia.
Apelou às populações para apoiarem o Exército na luta contra o terrorismo e saudou o empenhamento das tropas nos palcos de operações.
"Trata-se de uma nova luta, que não satisfaz os padrões clássicos da guerra. A Nação está definitivamente em dívida para com eles por este compromisso, até ao preço supremo, que é a vida", disse.
Desde 2015, mais de 500 pessoas morreram e quase 450 mil outras fugiram das suas aldeias por causa do terrorismo no Burkina Faso.
Estes ataques resultaram no encerramento de cerca de mil 500 escolas e de vários centros de saúde.
"É verdade, perdemos muitos soldados, perdemos muitas populações civis, (...) quando olhamos para a história de outros países, houve momentos que não foram gloriosos como vivemos hoje", destacou o Presidente burkinabe .
Durante a cerimónia, foram atribuídas medalhas a 56 homens e mulheres que se distinguiram no exercício das suas profissões em várias unidades do Exército.
-0- PANA TNDD/TBM/DIM/DD 2nov2019