Agência Panafricana de Notícias

Burkina Faso e firma turca assinam contrato de exploração de ouro

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Governo burkinabe assinou terça-feira um contrato no valor de 30.000.000.000 francos CFA (50.000.000 dólares americanos) com uma empresa turca, Afro Turk, para a exploração de duas grandes minas no Sahel, segundo fontes concordantes.

O Estado burkinabe, representado pelo ministro da Energia, Minas e Pedreiras, Simon-Pierre Boussim, assinou este contrato para a venda dos ativos mineiros duma mina de ouro, Inata, e de uma de manganês, Tambao, com o diretor administrativo da Afro Turk Companies, Savas Balcik, indicou o Ministério das Minas do Burkinabe num comunicado.

Estimado em 30.000.000.000 francos CFA (50.000.000 dólares americanos), este contrato vai beneficiar uma economia burkinabe de várias formas, nomeadamente receitas orçamentais, receitas para a comunidade e o emprego, segundo a mesma fonte.

Também tem a ver com a questão da segurança.

Segundo o ministro das Minas, Simon-Pierre Boussim, esta etapa permitirá às suas empresas possuirem já estes ativos mineiros.

Com relação à questão da segurança, o governante  tranquilizou.

“As condições de segurança também fazem parte da concessão destas minas. Pedimos a estas empresas que construam bases militares para as Forças de Defesa e Segurança nestes locais de exploração mineira. Esta é uma forma de contribuir para uma resolução da crise tão rápida", acrescentou.

-0- PANA TNDD/IS/SOC/MAR/DD 26abril2023